sexta-feira, novembro 10, 2006

OndaJazz com muito Refilon

O Grupo que estava comprometido a animar a noite tinha o nome de Refilon:

Refilon, o reflexo da génese multicultural do Cabo-verdiano da nova geração Da necessidade de comunicar musicalmente nasceu o projecto Refilon, utilizando para isso uma linguagem assente na cultura e nos ritmos Cabo-verdianos. Uma nova aposta no sentido de valorizar e expandir a música de raiz tradicional e em fusão com todo o conjunto de experiências, emoções e influências. O grupo aposta nas sonoridades afro, nos jogos rítmicos do jazz e nas ambiências do blues.Fluindo nestes argumentos musicais, jogam entre si três guitarras acústicas, outras tantas vozes (às vezes quatro…cinco), um baixo, bateria e percussão, trazendo à tona um repertório de originais.
Fonte: OndaJazz Bar

Este grupo surpreendeu pela positiva.
O violino e as duas guitarras acústicas formam a parte melódica do grupo. Estes instrumentos compõem saudade e melancolia. As baterias e o baixo do Rocha são a alegria contida nos musicois ou instrumentais delirantes. O uso amiúde dos pratos é o assumir que o afro também pode ter muito jazz numa mistura rara e perfeita. "As boas maneiras" ficaram esquecidas mas nem se rasgaram peles, apenas essa ilusão... o efeito de encantar o público presente. Todos divertidos unidos num novo estilo.
Os paradoxos acontecem vezes sem conta e no decorrer do intervalo o Formiga numa pesquisa de rede de tlm pelo caminho pisa o baixo, e para compor a coisa: um polegar esticado traz ambiente e sorrisos. Parecia estar escrito que a segunda parte seria intensa.
Impossível conter umas gargalhadas sonoras, que bons foram aqueles momentos. Uma troca de olhares cúmplices a terminar a noite... faltava então o cacau que veio pelas 03:00 da manhã na Ribeira. Fonte: Formiga

Sem comentários: