sábado, setembro 06, 2008

Crianças de rua



-->
As equipas de intervenção (do Instituto de Apoio à Criança) assentam na figura do animador de rua, que tem como primeiro objectivo estabelecer uma relação fraternal com a criança (e com o adolescente), através da qual se vai posicionar como referência emocionalmente securizante.
Até se chegar a uma relação estável demora-se sempre algum tempo, devendo respeitar o ritmo da criança, as suas desconfianças, suspeitas e frequentemente mentiras, como formas de defesa perante uma pessoa desconhecida que ela considera potencialmente ameaçadora. Pouco a pouco, o animador torna-se útil, quer como companheiro de lazer, quer como ouvinte atento e não crítico.
Uma vez estabelecidos laços, o animador tem como missão ajudar a criança a construir um projecto de vida: Ora como se depreende do que atrás referi, nesta fase ele vai-se confrontar com uma segunda dificuldade: a criança (o adolescente) da rua, tão competentes para desenvolverem estratégias de sobrevivência no Presente, revelam, muitas vezes, sérias dificuldades em equacionar o Futuro. Também aqui pode o animador não pode cair na tentação da manipulação: qualquer tentativa desse género, iria provocar uma regressão séria na relação entretanto estabelecida, gerando antigos medos e desconfianças.
Basicamente, o seu projecto de vida leva-o a problematizar a questão da família, da escola e do trabalho donde fugiu ou foi expulso.
O papel de animador de rua, discretamente apoiado por uma equipa técnica que desenvolve um trabalho de retaguarda, é de ajudar a definir objectivos viáveis e de contribuir para que essas pequenas metas sejam atingidas com êxito.
-->

Bibliografia:

1993 " A criança de rua: um rejeitado da cidade", in A cidade. Jornadas inter e pluridisciplinares, Actas II, pp. 321-334, Lisboa, Universidade Aberta


Já em 1993 havia uma base teórica no combate à deliquência, arrojada. É caso para dizer que aos produtos de investigação nas diversas áreas das Ciências Sociais e Educacionais estão normalmente à frente dos decisores politicos.
O investimento num projecto de rua junto de crianças abandonadas, é chamado de trabalho invisivel porque não traz resultados imediatos e longe está de gerar grandes entusiasmos. Para combater o crime é bem melhor um grupo de Intervenção Policial e o respectivo espectáculo TV.
O medo faz o homem se tornar uma besta. Não foi nos anos 40-50, foi agora, em pleno século XXI em que se hesitou entre ajudar ou exterminar para limpar o mal que "anda por aí"
De 93 a 08 apareceu uma nova forma de abandono, que não sendo fisico gera inúmeros problemas (por exemplo: violência escolar), dar-lhe-ei o nome de "acompanhamento esquivo", onde predomina o discurso incoerente.
-->
Formiga

Ver este artigo:

A chacina das crianças da Candelária


1 comentário:

Carolina disse...

Aqui está um projecto muito interessante.
Levá-lo avante é uma obra notável!
Força!