sábado, janeiro 19, 2008

Associação Encontrar+se lança movimento “Unidos para Ajudar”



-----------> Impresso para Associar-se! <------------- span="">

A Coordenadora do Projecto: Filipa de Almeida Santos Pacheco Palha
Doença Mental: Associação lança campanha anti-estigma
A ENCONTRAR+SE - Associação de Apoio às Pessoas com Perturbação Mental Grave anunciou hoje que vai lançar em Janeiro uma campanha anti-estigma para promover a reabilitação psicossocial dos doentes mentais.
Em declarações à Lusa, a vice-presidente da ENCONTRAR+SE, Maria Luísa Vieira de Campos, adiantou que esta campanha passa pela colocação de outdoors em todo o país, passagem de spots na televisão.
Será também lançada uma «música para a saúde mental», que conta com a colaboração de cerca de 20 músicos e artistas nacionais, entre eles Zé Pedro (Xutos & Pontapés) e Rui Veloso.
«Está mais do que provado que as pessoas que sofrem de uma doença mental grave, como bipolar, esquizofrenia e depressão, têm dificuldades em se inserir na comunidade», afirmou a psicóloga, que falava à margem do debate «A Saúde Mental Um Mundo em Mudança: O Impacto da Cultura e da Diversidade», a decorrer hoje no Porto.
Segundo referiu, a ideia é lançar uma campanha que faça a população perceber que estas pessoas são doentes e não podem ser excluídos devido à sua doença.
«Só os poderemos ajudar se não os excluirmos», sustentou, acrescentando que a ausência de respostas integradas de reabilitação tem condicionado a possibilidade de recuperação de muitas pessoas com doença mental grave.
A responsável referiu ainda que «uma em cada quatro famílias tem alguém com uma doença mental grave».
O presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Adriano Vaz Serra, salientou também a importância do combate ao estigma, afirmando que «os doentes psiquiátricos são lesados nos seus direitos humanos, na maioria dos países», a nível profissional, social e económico, vendo, por exemplo, ser-lhes recusado crédito à habitação.
«Ter um braço partido é incomodativo, mas quando se tem um transtorno psiquiátrico tem de se saber que há zonas do cérebro que têm disfunções e que isto afecta a vida», salientou.
Naquele que é o Dia Mundial de Saúde Mental, a ENCONTRAR+SE comemora o seu primeiro ano de vida apresentando ainda o Mestrado em Reabilitação Psicossocial, organizado em parceria com a Universidade Católica.
Este mestrado «inovador», adiantou Luísa Vieira de Campos, pretende «treinar técnicos para a reabilitação de pessoas com doença mental grave na comunidade».
O próximo passo desta associação é ficar dotada de um espaço próprio, onde possa apoiar doentes e familiares.
«A ENCONTRAR+SE enquadra-se numa filosofia assistencial que se baseia num modelo científico, ou seja, os serviços a prestar partem de boas práticas orientadoras da acção e processam-se através de planos integrados e individuais de reabilitação», refere a nota hoje distribuída pela associação.
Acrescenta que os planos «serão objecto de contínua avaliação no sentido de estudar a sua eficácia, possibilitar a introdução de melhorias e produzir evidência quanto à relação custo/benefício das mesmas».
Diário Digital / Lusa
10-10-2007 14:56:12


Para consultar:

Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e bipolares


"Deixa lá que ele não joga com o baralho todo ou dá-se um desconto". Este Blog vem desmistificar essa forma redutora de tratamento pessoal a pessoas com problemas de saúde mental.
Blog:
"Cuidar sim, Excluir não!"

Acerca da campanha no Diário Digital - Músicos portugueses combatem estigma da doença mental