quarta-feira, abril 18, 2007

Dúvida


Teatro Maria de Matos

Dúvida

Sala Principal
Em cena de 27-03-2007 a 06-05-2007

de John Patrick Shanley

encenação Ana Luísa Guimarães

4ª a sáb. às 21H30 | domingo 17H





1964. Uma igreja e escola católicas. Bronx, Nova York.
Um Padre é suspeito de assediar sexualmente uma criança de 12 anos.
A Madre Superiora acusa-o. O Padre reclama a sua inocência.
Será ele culpado ou inocente?

Fonte: Teatro Maria de Matos

Interpretação Eunice Muñoz, Diogo Infante, Isabel Abreu e Lucília Raimundo

M/16


Solidão não pedida, por vezes quase rejeitada por motivo da dúvida. O lado mais perturbador da consciência é a face mais genuína do silêncio, a loucura íntima que se deve à incapacidade de não nos termos como culpados, a pensar amiúde, sem descanso nas linhas que separam a solidão do abandono se confrontados os não factos com a realidade.
Então é possível pensar na solidão apenas por nos sentirmos sós, mas no abandono estamos sós efectivamente. É a consequência de não acreditarmos nos gestos significantes. No entanto o pior preço a ser pago pelo desmazelo da honra alheia em última instância é a insanidade. A Madre Superior de Shanley com uma propensão natural para o conflito, a descrença nas atitudes de todas as pessoas da sua comunidade acaba por fazer soar a velha máxima: "Se não compreendes, vês incerteza ou invejas o próximo, então mais cedo ou mais tarde tudo se reverterá a ti, próprio". A velha Madre acabou a duvidar de si mesmo.
Quem não se soube de escusar do baú das desconfianças espalhou sofrimento por toda a parte, a começar nas crianças como primeiras vítimas.
Acerca do Padre e a irmã professora poder-se-á afirmar que foram percursores de uma nova dinâmica de vivência plena cristã, as mudanças fazem-se dessas tensões e distensões. As subtilezas do quotidiano inseridas num contexto de Fé que por sua vez é nosso guia, porque somos seres do mundo unos. Estas ideias estão explicitas nos textos do Concilio II do Vaticano.
Ainda somos todos pequeninos perante a riqueza de textos do Concilio II, a diferença entre apenas se cumprirem rituais ou constituirmos um corpo. Belissima interpretação de Eunice Muñoz e Diogo Infante.
Formiguinha

Sem comentários: