domingo, fevereiro 25, 2007

Half Nelson


De:
Ryan Fleck
Com:
Ryan Gosling, Shareeka Epps, Anthony Mackie
Género:
Drama
Classificação:
M/16
Estúdios:
Hunting Lane Films
EUA, 2006, Cores, 106 min.


Nas suas aulas, Dan abraçou a dialéctica de conceitos e valores e como método de ensino, e pouco a pouco os resultados vão aparecendo no seio de um grupo de alunos oriundos de bairros degradados.
O flagrante neste filme é que o contraste entre o professor atencioso e competente e o homem quase andrajoso do dia-a-dia que acaba por fazer jus à sua teoria aplicando-a ao seu estilo de vida.
Porém é fácil encontrar um ponto de convergência, fora dos “opostos”: a dependência química e a necessidade de preencher o vazio existencial junto dos adolescestes de sua aula. O mal de se encontrar fora do sujeito o motivo de uma pseudo manutenção mínima do seu bem-estar pessoal, porque socialmente o nosso Dan está arredado. As oportunidades surgem e são desperdiçadas, ironia do destino, na aula é ensinado a um aluno que as segundas oportunidades devem ser aproveitadas. Aqui mais uma vez a teoria dos opostos em espaço real e em novo paradoxo. Será Dan um fingidor? Um performer? E sua audiência acredita no desempenho do seu papel? (Goffman) A resposta seria não. Porquê? O melhor será mesmo ver o filme.

----------> Para ver trailer do filme clique aqui

----------> Para ver o site oficial clique aqui

Nesta apresentação podemos ver o professor a explicar que nos podemos opor à máquina mas não deixamos de pertencer à mesma.
O site está bem construído e funciona correctamente.
Ryan Gosling foi nomeado para um Óscar na categoria de melhor actor pelo seu desempenho neste filme.
E por último perguntar ao grande público se é possível obter uma conexão entre esta obra cinematográfica e o tópico de Jean Baudrillard?
formiga

Sem comentários: