quinta-feira, junho 07, 2007

The White Stripes


Jack nasceu no dia 9 de julho de 1975 em Detroit. Um dos dez filhos de uma família católica, Jack aprendeu a tocar piano, guitarra e bateria. Participou de várias bandas quando adolescente, entre elas The Go e Two Star Tabernacle. Com 17 anos foi trabalhar no estúdio Muldoon e lá conheceu o dono, Brian Muldoon, com quem formou uma banda, mas não durou muito tempo.


Na mesma época ele conheceu uma empregada de mesa chamada Meg White, que se tornou sua grande parceira. Em 1996, eles casaram-se e, no ano seguinte, iniciaram a carreira musical com o nome de The White Stripes - ele na guitarra, ela na bateria e ambos nos vocais - sempre com roupas brancas e vermelhas, a dupla tem agradado crítica e fãs, com seu rock alternativo influenciado pelo punk, folk e blues.


O primeiro registro da dupla de Detroit, nos Estados Unidos, chegou em 1999, “White Stripes”. Foram dois anos seguidos em turnê, ao lado de Pavement e Sleater-Kinney, o que ajudou bastante a divulgar o disco nacionalmente. Os lançamentos de “De Stijl” (2000) e “White Blood Cells” (2001) aumentaram o reconhecimento da dupla e a turnê se tornou internacional, incluindo Austrália e Japão.


As consequências profissionais foram óptimas, participaram de programas de grande audiência, foram tema matérias em revistas conceituadas e receberam críticas positivas, mas na parte pessoal, a convivência não fez muito bem para o casamento que terminou na época de “De Stijl”. A música “Fell in Love Girl” ganhou uma versão em vídeo feita somente com peças do brinquedo Lego. Não podia ser diferente, o clipe foi indicado a quatro categorias do MTV Video Music Award, incluindo melhor clipe do ano.


O ano de 2003 foi bem especial para o White Stripes. Jack compôs para a trilha sonora de “Cold Mountain” e actuou no filme. O disco que consolidou de vez a carreira da dupla, “Elephant”, também foi lançado no mesmo ano e o álbum vazou pela Internet duas semanas antes de ser lançado, mas não prejudicou as vendas, permanecendo no topo da parada britânica e entre os 20 mais tocados nos Estados Unidos.


Gravado em apenas duas semanas, o disco se espalhou pelo mundo e recebeu inúmeras críticas positivas. No Grammy 2004 o resultado do trabalho: quatro indicações. Receberam dois prêmios, melhor álbum de música alternativa e melhor canção para “Seven Nation Army”.

Fonte: Canal da Música


Curiosidades:

  • Jack em 2006 participou no projecto: " The Raconteurs". Êxitos como: Steady As She Goes e Store Bought Bones, estão disponiveis para audição em:


  • Meg esteve em 2006 foi convidada a participar num desfile de moda pelas mãos do estilista norte-americano Marc Jacobs.
  • Jack é amigo do rei da música junky, Beck. Ambos participaram em concertos um do outro.
  • No tema "Seven Nation Army", os White Stripes, não tinham baixista, foi o próprio Jack a desempenhar essa função.
  • A maioria dos temas dos Stripes é feito a partir de acordes muito simples (rock minimalista), onde as guitarras soam sem complexos e o uso dos pratos é uma constante. Em "Little Room", Jack mostra uma capacidade vocal extrema.
  • Jack é muito religioso, em tempos pensou em ir para o seminário.
  • Os White Stripes têm fama de cobrarem cachets altos, deve ser por esse motivo que só se estream em Portugal em 2007, a 9 de Junho no Festival Oeiras Alive.

Discografia
  • The White Stripes (1999, Sympathy for the Record Industry)
  • De Stijl (2000, Sympathy for the Record Industry)
  • White Blood Cells (2001, Sympathy for the Record Industry)
  • Elephant (2003, V2 Records, XL Records)
  • Get Behind me Satan (2005, V2 Records, XL Records)
  • Icky Thump (2007), este disco foi lançado esta semana poucos dias antes do concerto em Portugal.





Sem comentários: