quinta-feira, setembro 13, 2007

De Trakl a "Moonstruck"


Não há um Trakl enganador em toda a agonia do seu processo criativo a transparecer na sua obra.
O mito do escritor fingidor parece neste “Outono Transfigurado” não ter razão de ser. Existe sim uma inter-ligação perfeita e intrínseca entre o vivido, o sofrido e a produção literária.
Os belos tons onirícos são construídos a partir do percurso de descrença na Cristianismo, neste poema retirado poder-se-á entender uma descrição da Paixão e uma alusão à consagração. Deus é criado pelo sentido da culpa e medo do homem, que apenas caminha para o fim, num mundo desencantado.
Trakl não deixa de ser revelador de congruência. Classificado de negativista, consegue uma mordaz critica ainda tão válida nos dias de hoje.
Os rituais cristãos partem de um compromisso que nos leva a agir de acordo com crenças que podem advir de diversas motivações.
Eis uma fronteira que serve de ponto de reflexão ao ser focado a diferença entre normas ao serviço de si próprias ou toda a doutrina a ser aplicada na vida de todos dias.
Outra questão é saber se a defesa de uma certa ideologia pode ser uma maquilhagem com o propósito de esconder frustrações e recalcamentos, o tal mecanismo de defesa, já abordando o processo de socialização.
E o modo como se pode hostilizar alguém, num (des)afecto descontrolado, neste ponto estamos bem longe já da simples ideologia.
A formação reactiva de uma atitude pode ter coisas tão simples como afirmar: Odeio viajar (uma simples maneira de defender o Ego quando afinal não se tem capacidade económica para tal), não assumimos o que apreendemos da realidade.
Podemos ser militantes passivos ou agressivos. Há duas ou três passagens do filme o
“Amor Acontece” (“Love Actually”) que desmontam estas ideias de forma simples. Quem viu este filme, basta recordar o tal amigo do noivo que tinha um relacionamento conflituoso com a noiva.
No entanto em “Moonstruck” pergunta-se: “Onde está a vida?”
Aqui pode-se entrever o fiel fingidor, aquele que ama a mulher bela, mas defende o tal desamor, numa revolta de pacotilha… a história evolui com aquele virar de mesa. E duas vivências distintas empolgam-se num enamoramento arrebatado com direito a ópera e tudo!!Formiga

1 comentário:

Anónimo disse...

Não conheço, nãi vi!